- Área: 10000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Philippe Ruault, Christophe Camus
Descrição enviada pela equipe de projeto. No terreno do hospital universitário CHU d'Estaing, a forma da nova unidade de ensino e pesquisa (UFR) e o edifício de Centro de Cuidado Dental (CSD) são projetados para tornar as duas atividades e unidades instantaneamente distinguíveis. O projeto arquitetônico teve de superar uma dupla dificuldade: ele tinha que dar ao novo projeto uma identidade muito clara numa escala completamente diferente ao lado do CHU d'Estaing, ao mesmo tempo, oferecendo um edifício único. Dois programas e um edifício com presença suficiente para formar uma fachada consistente. A fachada é sempre o recurso principal, mesmo a partir da parte posterior do hospital.
A inclinação do terreno é usada para manipular a principal entrada da rua para a UFR no piso térreo e um acesso direto a partir do hospital para a sala de conferências, no piso térreo superior. A base da UFR se mantém unida por um grande espaço de cruzamento de pé-direito duplo, o hall de entrada e a sala de conferências. Os pátios, que atravessam os volumes da UFR e do centro de atendimento odontológico, ajudam a encontrar os caminhos em torno dos espaços com iluminação extra-confortável através de luz natural.
A UFR compreende uma base parcial onde se apoiam três plataformas ligeiramente deslocadas em relação às outras no norte e ao volume do centro de cuidados para o sul. A expressão recortada das unidades faz com que as atividades associadas sejam imediatamente perceptíveis, mas sem abdicarem da sua intensidade monolítica.
O CSD é definido em apenas um nível. Seu volume possui um grau de autonomia dentro da unidade geral. As salas de cuidados dentários são dispostas em ambos os lados de uma sala de recepção que é iluminada por um pátio. Uma grade metálica composta por muitas esferas flutuantes penduradas cria uma imagem fluída à fachada.