- Área: 1256 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Koji Sakai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por mais de 10000 anos no Japão, a cultura Jomon manteve uma sociedade espiritualmente rica. Era uma cultura sustentável caracterizada por sua proximidade com a natureza. Hoje, quando enfrentamos enormes problemas ambientais, a cultura Jomon está atraindo a atenção de todo o mundo como um modelo de sociedade que temos muito a aprender. Nosso projeto tem o objetivo de criar um espaço que reproduz a cultura Jomon.
A linha base da planta é uma parede de 200 metros de comprimento, com uma grande curvatura, a qual gera uma barreira que divide o presente (a rodovia) com o período Jomon (o lugar Kakinoshima) e proporciona uma função principal ao terreno.
As salas expositivas possuem particular importância no interior do centro cultural, e o ambiente térmico nestes ambientes se estabilizou ao envolvê-los num espaço de amortecimento. A representação espacial integra as salas de exposição com o terreno através de um corte transversal que guia o visitante a partir da entrada, no nível da rua, às salas de exposição no nível de Kakinoshima.
O edifício foi revestido em concreto aparente, tanto por dentro como por fora. A suava superfície curva das paredes foram construídas mediante a fixação de tábuas de cedro de diferentes tamanhos, numa cofragem regular de 600 mm de largura. Com a veia da madeira transferida a sua superfície, o concreto mostra uma expressão texturizada.
O trabalho manual que produz este efeito é particularmente apropriado neste projeto, casa das figuras de barro da cultura Jomon.