- Área: 85 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza a pouco menos de 20 quilômetros da cidade de Cuernavaca, próxima à comunidade indígena de Xoxocotla, em um espaço absolutamente rural, rodeado por leitos de rios e canais. A residência é projetada como um espaço de descanso, sendo que o programa se limita a dormitórios e serviços básicos para uma família, e se complementa com a infraestrutura existente no lugar.
A localização obedece os traços do edifício, as vistas e orientações, assim com a forte influência da vegetação e do vale que, como eixo estruturador do conjunto, cria um agradável microclima.
A residência RGT, integra um terreno pouco utilizado e enfatiza a vocação do lugar, um espaço de relaxamento e tranquilidade. Da mesma maneira, amplia a ocupação para os finais de semana e inaugura atividades com espaços multifuncionais segundo o horário e clima.
O aspecto do projeto procura mimetizar a sua volumetria com o entorno, fazendo o uso de materiais da região, da generosa vegetação e da orientação. O volume provoca a integração exterior aos espaços interiores, seja através dos seus vãos ou através das entradas de luz e ventilação nos serviços.
Anexado ao dormitório principal, está um terraço em balanço, que sugere uma absoluta privacidade, enquanto no extremo oposto, dentro do segundo espaço, está um loft com carácter lúdico que aumenta a capacidade de hospedagem dentro do módulo.
As alturas nas fachadas, reflexo do programa interior, possuem um papel interessante volumétrico e climático pela localização e características.
A materialidade utilizada neste projeto é uma eclética aposta fazendo uso de aço, alumínio, terra - produto das escavações - como colorante nas fachadas, OSB emoldurado nas soleiras que delimitam os espaços, assim como concreto aparente nas paredes e oxidados nos pisos.
O conjunto se complementa com uma calçada de acesso de madeira - produto reciclado proveniente de uma fábrica de blocos de concreto muito próxima ao local - e com um espaço multifuncional para fogueiras e encontros.
O paisagismo oferece um conceito de pouca manutenção, resgatando árvores endêmicas e combinando a aplicação de caminhos de cascalho, brita e folhagens com cores muito neutras.