O escritório gmp Architekten foi selecionado para projetar uma nova biblioteca em Suzhou, China. Segundo equipamento do tipo na cidade, o edifício será construído na região de Xiangchen, uma área recente localizada ao norte do centro histórico de Suzhou. A biblioteca, que será situada próximo aos muitos cursos d'água artificiais de Xiangcheng, terá o primeiro sistema completamente automatizado da China, que armazenará 7 milhões de livros, além de contar com serviços como cinema e salas de exposição.
O exterior do equipamento de 42 mil metros quadrados apresenta uma fachada de vidro protegida por brises horizontais de alumínio que fazem lembrar a imagem de uma pilha de papel. A área de depósito localizada acima do nível do solo, por sua vez, apresenta uma fachada mais opaca, separada do restante do edifício por um pavimento definido por uma fachada de vidro recuada. No térreo, a forma empilhada e inclinada do edifício também define a praça central, que ajuda a separar e definir as múltiplas entradas e funções da biblioteca.
As obras devem ter início em 2016 e a conclusão está prevista para o final de 2017.
Arquitetos
Localização
Xiangcheng, Suzhou, Jiangsu, ChinaProjeto
Meinhard von Gerkan e Nikolaus Goetze com Magdalene WeissGestão do projeto
Yan Lüji, Kong BuhongEquipe de projeto (concurso)
Martin Friedrich, Kong Buhong, Pan Mei Ren Peiying, Fabian Schlitt, Kan Lijing, Mustafa Obaid, Wang Yiqun, Zhang BoweiEquipe
Bai Yunjie, Martin Friedrich, Kong Buhong, Li Chen, Pan Mei, Yan Lüji, Yao YaoProjeto estrutural (conceito)
Schlaich Bergermann and Partner, Sven PlieningerProjeto paisagístico
WES GmbH, Michael KaschkeCliente
Suzhou LibraryÁrea
42.000m²Ano do projeto
2017Fotografias
Willmore CG, gmp