- Área: 50000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Agustín Sagasti
-
Fabricantes: ASCENDER Seating, Terraconti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cidade da Inovação, Orona IDeO, é o principal projeto da nova ampliação do Parque Tecnológico de San Sebastian (País Basco, Espanha). A proposta desse projeto é abrigar o Ecossistema de Inovação da empresa, que se destaca por reunir diferentes atividades sinérgicas, de negócios, centros tecnológicos e universidade. O projeto é uma resposta à necessidade de convívio e trocas para a empresa, criando um lugar que é ao mesmo tempo um símbolo e um lar comum para os mais de 4.500 funcionários, além de ser um ponto central para pesquisadores e estudantes nas áreas de mobilidade urbana, energia e ramos da eco-tecnologia.
O edifício Orona Zero é o mais emblemático na Orona Ideo e abriga a sede da empresa. O volume inspira-se no círculo, forma constante na imagem da marca, buscando evocar elegância, dinamismo e exaltação através de um gesto formal abstrato. O resultado é um cilindro oco de 90 metros de diâmetro, 16 metros de altura e uma inclinação de 15 graus. O volume ergue-se a partir do solo conformando uma área em balanço de 1.500 m² na entrada do parque tecnológico, sendo enterrado no lado oposto, o que permite a passagem através e a criação da cobertura-fachada para o aproveitamento de energia solar.
Orona Zero é dedicado principalmente a escritórios, espaços com grandes cargas energéticas internas devido à suas ocupações e à densidade de equipamentos eletrônicos que dissipam o calor mas. Ao mesmo tempo os espaços de trabalho requerem iluminação difusa para evitar ofuscamento. Em planta, os espaços de trabalho são locados próximos da fachada exterior. que enfrenta, principalmente, o norte, enquanto a galeria virada a sul com vista para o vazio central, em forma de anel, distribui o fluxo de pessoas.
A fachada curva é constituída por uma pele composta por mais de 2.000 pixels triangulares alternados por meio de um desenho paramétrico entre: opacos, translúcidos e transparentes, dependendo de suas orientações, incidência de radiação solar, acesso aos pontos de vista externos e privacidade das salas. Mais de 1.000 placas fotovoltaicas policristalinas são integradas na cobertura inclinada, que contará com a produção anual de eletricidade equivalente ao consumo de 100 apartamentos médios.
O interior do edifício recria diferentes ambientes de trabalho, desde estações de trabalho e salas de reuniões fechadas a uma série de espaços lounge adequados a reuniões informais e trabalhos pessoais. Esses projetos têm a capacidade de imprimir um caráter especial aos espaços de trabalho e também buscam evoluir a cultura da marca da empresa entre os funcionários.
O edifício obteve certificações LEED Ouro e Breeam Excelente e foi selecionado pelo Conselho Mundial Green Building como referência em escritórios para Saúde, Bem-estar e Produtividade.