- Área: 1100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Relja Ivanić
Descrição enviada pela equipe de projeto. Obrenovac é uma pequena cidade perto de Belgrado. Como Belgrado se desenvolveu muito rápido, Obrenovac recentemente se tornou município de subúrbio de Belgrado.
A Escola Primária de Obrenovac foi a primeira escola fundada em Belgrado, quase 200 anos atrás. Durante dois séculos, os alunos desta escola não tinham espaço internos suficiente para educação física e atividades esportivas.
De acordo com o conceito urbano, feito por urbanistas locais, a área de superfície do novo ginásio de esportes deveria cobrir quase todo o pátio da escola, e deveria ser mais alto que a igreja do século XIX que fica atrás da escola.
A pedido do cliente, o ginásio de esportes da escola serve não só para os alunos, mas também para treinos e competições de equipes de basquetebol e voleibol da cidade, além de fornecer possibilidades de lazer para a comunidade local. O ginásio teve de cumprir com as normas da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).
Como Obrenovac fica próxima do Rio Sava, está sob a influência da água subterrânea. Este foi o principal problema técnico que teve de ser resolvido a partir da primeira fase do projeto. A solução para este desafio foi uma "casca" de concreto impermeável com 5 metros de profundidade e a apenas alguns centímetros do nível da água subterrânea.
Dois terços do volume do ginásio de esportes está enterrado. A área subterrânea contém um campo esportivo, um pequeno salão para balé e ginástica, todas as salas técnicas, vestiários, chuveiros e sala de professores, que são totalmente cobertos com uma laje de concreto impermeável e telhado verde no nível da escola. Este conceito proporciona maior área aberta para atividades ao ar livre. A quadra de esportes e o pequeno salão estão conectados e, portanto, o salão pode ser usado como palco para concertos, peças de teatro ou celebrações escolares.
Uma claraboia envidraçada, que ilumina todo o edifício, está rodeada de parques infantis e pela quadra de futebol e de handebol abertas. Todo o perímetro da fachada envidraçada é coberta com ripas de madeira verticais que protegem o vidro das bolas. Este ritmo das barras de madeira também proporciona uma dispersão da luz solar direta.
O salão possui duas entradas independentes, através de duas escadarias cobertas. A segunda entrada serve como saída de emergência e também oferece a possibilidade de dividir duas equipes de esporte, em aulas diferentes. A entrada mais perto do edifício da escola possui uma plataforma mecânica para cadeiras de rodas e pessoas com necessidades especiais.
Desde o início, a ideia era projetar um edifício de baixo orçamento, com eficiência energética e construção sustentável, sem detalhes desnecessários. As vigas de madeira e colunas são de madeira compensada de pinho, que também cobre as paredes e o teto do ginásio. Estes materiais leves, juntamente com a organização espacial clara, traz aos alunos um espaço acolhedor e agradável.