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- Área: 11232 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Philippe Ruault
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Platô Etampes com amplas vistas da paisagem natural e rural do entorno, o novo Colégio Nelson Mandela é o primeiro edifício na área construída de Paris visível da planície de Beauce.
O edifício está na fronteira entre as duas regiões e é considerado uma paisagem construída. A maneira que este edifício-paisagem está inserido no terreno se mistura com a implementação de estratégias ambientais, arquitetônicas e de engenharia.

Rigorosos requisitos ambientais impuseram um edifício com posicionamento e forma otimizada. Em sua posição central no centro do terreno, o edifício está recuado de seus limites, e portanto, melhor se relaciona com as residências do entorno e com as amplas vistas do vale. Esta posição negocia e otimiza a implantação da escola em uma depressão natural do terreno, possibilitando acesso em dois níveis. Este pavimento semi-enterrado aumenta a inércia do edifício e deixa a fachada norte com um pavimento a menos que a fachada sul. Preenchendo todo o comprimento do terreno significa que a maior parte das fachadas do edifício estão nas orientações norte e sul.
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A grande compacidade da escola é um elemento chave deste projeto. Este edifício altamente compacto está ao redor de pátios internos que proporcionam ventilação e iluminação natural para todas as áreas. Essa forma eficiente e funcional alcança a configuração otimizada dos espaços e suas áreas respectivas, que traduzem em termos concretos na economia bruta de 823 m² em conformidade com o programa e as áreas utilizáveis. Ele evita os contratempos desnecessários dos antigos projetos em diversos níveis, com preferência sobre a fachada de linhas fluidas contínuas, conferindo à escola um perfil invulgarmente móvel.

O empilhamento de todos os programas em uma forma compacta e eficiente leva à uma concentração racional de fluxos de circulação para um núcleo vertical reunindo todos os níveis internos e externos no coração do Colégio. No lado sul, a partir da entrada da escola, o playground leva ao hall e às áreas de estar. No lado norte, as áreas de esportes externos e de serviço diretamente mas de maneira diferente estendem ou alimentam as salas de esporte e de oficinas.
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O segundo pavimento abriga todas as unidades de ensino em salas que são ventiladas naturalmente. Essas áreas possuem um sistema de pré-aquecimento externo reforçado por uma parede revestida no lado externo com painéis solares e chaminés de ventilação cujas altas silhuetas se vêm presente na paisagem dos jardins verdes. Em cada pavimento, foi feito um trabalho preciso no projeto do seccionamento da fachada para o pátio a fim de aliviar os fluxos de circulação em áreas onde muitos estudantes se reúnem ao mesmo tempo.
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Ainda do lado externo, as linhas descontínuas da fachada produzem efeitos de brilho adotando as cores e atmosferas da paisagem natural e construída do entorno.