-
Arquitetos: Sameep Padora & Associates
- Área: 1300 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Edmund Sumner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal de clientes tinha o desejo de construir uma casa que fosse sua "fortaleza contra a cacofonia do mundo exterior", enquanto era necessário criar um espaço considerável para ser utilizado com frequência para entreter amigos e visitas.
Fazendo referências aos fortes, o desenvolvimento formal do projeto tenta equilibrar a necessidade de privacidade / proteção a partir do exterior, enquanto que são desenvolvidos espaços abertos em camadas e escalonados para os compromissos sociais.
Privacidade e escala
Nosso primeiro esforço foi distanciar a noção da privacidade sobre a escala. Formalmente, é criado um conjunto de três paredes paralelas revestidas de calcário que configuram o programa da casa e ascendem em altura a medida que se distanciam da rua.
Levando o pátio interior para o exterior
Esta necessidade de privacidade e refúgio climático na rua lateral sul (para amenizar a entrada direta de luz solar) cria-se uma fachada em grande medida impermeável. A solidez desta construção é desfeita quando se está no interior da casa por sobreposições em secção de níveis múltiplos e vinculados a um pátio híbrido que é interno e externo, e, portanto, se converte num abrigo para o espaço de entretenimento requirido pelo cliente. Este vazio/pátio se torna uma conexão programática para as áreas independentes acessíveis de espaços privados (família) e públicos (trabalho e lazer) que se cruzam no centro físico do projeto.