-
Arquitetos: ZPZ Partners
- Área: 7812 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Children’s Park [Parque Infantil], um jardim linear com oito atrações em plataformas elevadas, apresenta grandes elementos em forma de bobina construídos em treliça de madeira que protegem as exposições e as atividades das crianças do sol e da chuva. Fragmentos de natureza domesticada onde o natural e o artificial coexistem, as exibições foram projetadas para privilegiar a linguagem orgânica da natureza, opondo-a ao vocabulário mais formal da arquitetura.
O projeto oferece experiências lúdicas de aprendizado às crianças e a possibilidade de elas interagirem de várias formas com o tema da Expo Milão 2015: “Feeding the Planet, Energy for Life”.
Um percurso de tábuas de madeira se alarga e estreita em correspondência com as exposições. As estruturas suspensas em forma de bobina, erguidas do solo por três apoios, têm doze metros de diâmetro e sete metros e meio de altura. Elas também guardam os equipamentos técnicos de iluminação, tornando o Children Park visível à distância.
A estratégia de projeto foi inspirada na necessidade de criar uma percepção visual unificada e, ao mesmo tempo, anunciar as exposições experimentais, interativas e didáticas que se distribuem ao longo do caminho. A solução adotada foi abordar o projeto como se fosse uma proposta paisagística, confrontando a linguagem tradicional dos jardins italianos com uma estética agrícola.
O objetivo não era construir estruturas arquitetônicas, mas lugares com superfícies permeáveis usando a linguagem dos jardins, elementos tecidos que remetem a plantas ou fósseis.
A estrutura dos equipamentos do parque - banheiros infantis, instalações técnicas de monitoramento das exposições, dispositivos de segurança etc. - são revestidos por elementos de madeira de três espessuras diferentes.
O Children’s Park propõe uma imagem das crianças como exploradoras; inteligentes, competentes, capazes de compreender visualmente a cultura contemporânea, e dotadas com suas próprias estratégias de aprendizado.