- Área: 420 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está num terreno situado num novo loteamento onde ainda não existem construções vizinhas. É uma zona rural e onde se prevêem habitações unifamiliares de 2 pisos.
A habitação está organizada de uma forma elementar, com zona comum no rés-do-chão, e zonas privadas no piso 1.
O hall de entrada divide a zona comum da casa da zona onde se situa a garagem e escritório. Este funciona autonomamente da restante habitação. Na zona comum situa-se a sala de estar, contígua à sala de jantar e cozinha. O compartimento de tratamento de roupa é acessível através da cozinha e possui um espaço exterior aberto. No prolongamento do corredor que liga o hall à zona de estar, encontram-se uma instalação sanitária completa, uma sala polivalente e o acesso ao piso superior.
O piso 1 possui 3 quartos, todos equipados com instalação sanitária individual.
A imagem exterior do edifício é essencialmente exprimida pela ideia de ‘caixa dentro da caixa’. Temos uma caixa branca que envolve o edifício como se de um colete de forças se tratasse. Nesta caixa branca, no entanto, é pontuada por aberturas que mostra uma outra caixa interior e de cor cinzenta que parece que em certos momentos quer sair para o exterior e procurar relacionar-se com o mesmo.
No interior a cor branca é dominante.