-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 36000 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: FINIGLAS
"Qual é a cultura da construção vietnamita?" Esta pergunta é feita em um país cuja arquitetura foi durante muitos anos definida pelas antigas potências coloniais, França e Japão, e pela separação do país em Norte e Sul, com as capitais Hanói e Saigon.
Os arquitetos von Gerkan, Marg and Partners (gmp) têm abordado este tema há mais de dez anos. Em 2006, o escritório projetou o Centro de Conferência Nacional na capital vietnamita que foi percursor de outros novos edifícios para o Museu de Hanói e o Ministério do Interior. Agora - somente poucos meses após a finalização do novo edifício da Assembléia Nacional de Vietnã em Hanói - o Colégio de Arquitetos vietnamita ganhou o "Prêmio Nacional do Vietnã para a Arquitetura" por este edifício, uma clara demostração de confiança no trabalho dos arquitetos von Gerkan, Marg and Partners.
Durante uma sessão de três dias, o júri selecionou o edifício do gmp na capital vietnamita, entre 200 concursantes. A cerimônia de premiação aconteceu na presença do sócio fundador, Meinhard von Gerkan e seu sócio Nikolaus Goetze nos dias 18 e 19 de abril em Hanói.
O novo edifício da Assembléia Nacional cria uma ponte entre o passado vietnamita e o futuro do país. O novo edifício foi levantado no centro histórico da cidade de Hanói, na área conhecida como Cidadela, frente ao Mausoléu de Ho Chi Minh, e abriga o salão de atos e os escritórios dos representantes.
A tradição de usar símbolos e emblemas, que está profundamente ancorada na história do Vietnã, foi traduzida na arquitetura:
No Vietnã, o círculo e o quadrado simbolizam o céu e a terra. O volume que acolhe a câmara da assembléia está baseado na forma circular, rodeado por uma estrutura adicional quadrada. O edifício representa um novo e emergente Vietnã. Foram utilizados adornos típicos do país em revestimento de bronze - uma interpretação moderna - criando assim uma referência contemporânea e local.
O hall que rodeia o salão de atos é utilizado para recepções, discursos públicos e celebrações. Generosas aberturas ao sul e a oeste proporcionam acessos desde o Mausoléu e a Praça Bac Son no lado sul. Há uma sequência de pátios com vegetação no contorno exterior que cria um espaço verde. Os espaços verdes são considerados como um tema arquitetônico de especial importância no Vietnã.
Os materiais utilizados no exterior são: pedra natural cor bege, vidro, metal cor bronze. No interior foram utilizados elementos de madeira de alta qualidade. Não somente as generosas áreas públicas e as circulações proporcionam ao edifício uma experiência como uma qualidade especial, mas também a forma como a luz do dia guia o usuário ao interior e sua variada sucessão de espaços.
A forma da sala de atos, similar a um cone, parece flutuar por cima do edifício angular. A fachada de vidro, de jade translúcido, pode ser vista de longe, acima do denso mar de casas da antiga Hanói. A estrutura, que no interior é vista como um cristal, oferece espaço para os 493 representantes das 58 províncias e os 340 visitantes.