-
Arquitetos: Pere Puig arquitecte; Pere Puig arquitecte
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafael Tirado, Òscar Ferrer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Santa Margarida de Montbui era um pequeno município que a grande onda migratória dos anos 50 e 60 converteu numa cidade dormitório na periferia industrial de Barcelona.
Nas últimas décadas foi ganhando serviços básicos dos quais carecia: urbanização das ruas, postos de saúde, escolas, etc. Faltava, ainda, um centro cultural que acolheria a biblioteca, sala de conferências, auditório e salas de aula.
Em 2008, as bases do concurso pediam um "edifício emblemático" capaz de representar o que deveria ser o lugar de encontro dos cidadãos e que reforçasse a autoestima da comunidade.
Morfologicamente o entorno é desordenado e a arquitetura, em geral, pobre. Isto nos induziu a pensar que aqui seria necessária uma construção com qualidade especial. Citandoa Oriol Bohigas, era necessário monumentalizar a periferia.
O edifício assume sua posição no final de um longo parque que atravessa o núcleo urbano.
Sua fachada norte é planejada como um grane pórtico de vidro que se abre generosamente ao parque. Nas orientações leste, sul e oeste as fachadas são mais fechadas com elementos vazados para a proteção solar em todas suas aberturas.
A entrada ocorre por um grande varanda que é seguida por um vestíbulo de altura dupla onde se acessa todos os principais ambientes.
A biblioteca está situada ao norte e recebe muita luz natural.
Foram adotadas preferencialmente cores claras no interior, enquanto a sala de conferência e projeções é revestida de madeira. A sala multiuso - auditório que dispõe de uma grade retrátil foi tratada como uma grande black box que garante uma boa visibilidade para as projeções.
A fachada é ventilada com acabamento de painéis texturizados de concreto branco. Em baixo relevo foram dispostas letras de diferentes alfabetos.