-
Arquitetos: PAARQ Arquitectos
- Área: 105 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paula Monroy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um refúgio para um surfista que resgata o mar no horizonte
No limite de um caminho de terra rodeado por eucaliptos antigos e ciprestes, as colinas de Punta de Lobos é descoberta, uma paisagem solitária e elevada com o mar em seu horizonte.
A casa está situada no terreno em declive, por isso a importância de respeitar e integrar às construções vizinhas. Esta premissa acaba configurando a planta e volumetria, reforçando a vontade de se orientar para a paisagem.
Como se trata de uma casa de férias, são projetados dois volumes. Um grande e público que corresponde ao primeiro e segundo nível, com uma organização interior aberta de pé-direito duplo, que facilita a comunicação entre espaços com orientação à paisagem aberta em seu lado mais comprido.
O outro volume, de caráter privado, está localizado num segundo nível e é destinado a um espaço mais íntimo que emoldura o mar e as ondas de Punta de Lobos.
Uma materialidade simples foi adotada, utilizando a madeira local.
A casa é construída sobre pilotis para não interferir no meio, perimetralmente é uma estrutura de vigas metálicas para atingir maiores espaços.
A distribuição interior é uma planta livre. No primeiro nível está a sala de estar, de jantar, cozinha e terraço que compartilham vistas entre as diferentes unidades e um banheiro para visitas que funciona de maneira simultânea com o exterior para o surfista. No segundo nível, no lado norte, está a suíte principal com vista para o mar e, ao sul, foi projetada uma "circulação-mirante".
Durante o dia e noite, todos estes recintos dialogam gerando uma especialidade flexível em seu uso.