A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 19 de agosto, a socióloga Maria Arminda Arruda para a aula aberta “Metrópole e cultura”, título também de seu livro recém-reeditado pela EDUSP. A aula será seguida de um debate com a participação dos professores da Escola da Cidade, Fernando Viégas e José Guilherme Pereira Leite.
Fruto de uma tese de livre-docência concluída em 2001, "Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX" analisa a efervescência cultural da capital paulista nas décadas de 1940 e 50. Nas palavras da autora, “os ensaios que compõem a obra abordam diferentes linguagens – teatro, sociologia, poesia e arte concretas – no cenário de intensa urbanização e transformação de São Paulo em metrópole, no pós-Segunda Guerra Mundial”. O recorte temporal que estrutura o trabalho procura atentar para acontecimentos artísticos e culturais emblemáticos como a dramaturgia de Jorge Andrade, as peças do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a criação do MASP, a emergência de vanguardas poéticas e visuais, além da sociologia de Florestan Fernandes.
Maria Arminda Arruda é professora titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde os anos 1970. Bacharel em Ciências Sociais, é mestre, doutora e livre-docente em Sociologia pela mesma Universidade. Arminda é uma pioneira na prática da sociologia cultural no Brasil pesquisando grandes temas como História Social dos Intelectuais, da Literatura e das Artes, Sociologia da Comunicação de Massas e Teoria Social. Desde 2010 é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. É membro do Comitê Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e coordena diversos projetos de pesquisa vinculados à CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) e à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). É autora de diversos livros, ensaios e artigos, dentre os quais se destacam “Mitologia da mineiridade” e este “Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX”.
Fernando Viégas é arquiteto e urbanista e mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Sócio-fundador do escritório Una Arquitetos e professor da Escola da Cidade, onde coordena, com o arquiteto Alvaro Puntoni, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura”.
José Guilherme Pereira Leite, bacharel em ciências sociais, é mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, professor da Escola da Cidade e atual coordenador do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.
Seminário "Metrópole e cultura"
- Data: 19 de agosto, quarta-feira
- Horário: 18h
- Local: Teatro Aliança Francesa
- Endereço: Rua General Jardim, 182, São Paulo-SP
Título
Seminário de Cultura e Realidade ContemporâneaWebsite
Organizadores
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoDe
19 de Agosto de 2015 07:49 PMAté
19 de Agosto de 2015 07:49 PMOnde
Teatro Aliança FrancesaEndereço
Rua General Jardim, 182