- Área: 15772 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Bennetts, John Horner, John Gollings
-
Fabricantes: Alucobond, Australian Architectural Hardwoods, Bianco Precast, Bradford, Novawall, Novotech, Schiavello, Tensile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo um concurso internacional de projeto JWA e NADAAA foram nomeados como arquitetos para projetar o novo edifício da Escola de Design da Universidade de Melbourne. A universidade aceitou a relação criativa inusual proposta entre os dois escritórios como sócios de projeto colaborativo em todos os aspectos do projeto.
O processo projetual incluiu reuniões informativas, oficinas e apresentações regulares a diversos grupos de usuários da faculdade, comitês universitários e grupos de referência. O desenho do edifício responde aos princípios de planejamento estabelecidos no Plano Diretor da Universidade de Melbourne de 2008.
O projeto do edifício cumpre com seus objetivos de área e orçamento, possui seis níveis e incorpora duas salas de conferência, ateliê, biblioteca, duas salas expositivas, café, uma série de estúdios em três níveis, um salão de estudos e uma série de áreas de trabalhos acadêmicos e profissionais, dentro de 15772 m².
O salão de estudos é central no projeto, um espaço flexível de grande tamanho que é oferecido para a ocupação informal durante qualquer momento. Este espaço está rodeado no lado oeste pela fachada do ex Banco de New South Wales, e para o lado leste possui vistas para o novo pátio. Está espacialmente contido no lado leste pela fachada patrimonial do edifício Elisabeth Murdoch.
O salão de estudo está rodeado por um teto de madeira que media a luz natural e colabora com a ventilação natural. O edifício foi desenhado para incorporar uma série de sistemas estruturais e de serviços inovadores que combinados com o sistema da fachada contribuem para conseguir a qualificação de cinco estrelas do sistema de qualificação Green Star.