-
Arquitetos: José Francisco García-Sánchez
- Área: 215 m²
- Ano: 2014
3 casas
O projeto trata-se de uma residência de fim de semana que provavelmente acabará tornando-se lar de um jovem casal com alguma vida social exterior. É uma casa de amplas dimensões em sua área comum - sala de estar e de jantar - e com uma ligação constante ao exterior: o terraço, com os pinheiros a plantar, e o deck da piscina. Uma vida de atos simples é proposta, sem sacrificar os prazeres cotidianos: regar uma planta, sentar e ler debaixo de uma árvore ou mergulhar na água nos dias quentes. A arquitetura do Mediterrâneo sempre foi aquela simples moldura branca - por vezes invisível - onde o homem chega à felicidade quase sem perceber.
Residência Gallarda em três casas
Casa 1. Transparente. Feita de vidro e localizada na sombra. É realmente o lugar para se estar. Uma vida participando da paisagem e do mar. A casa se estende até o deck da piscina e para o jardim.
Casa 2. A toca. É uma casa de instalações. Feita em concreto e ligada à Terra. Esta parte é enterrada e funciona como um muro de contenção.
Casa 3. A casa Branca. Revestida em cal, opaca e flutuando no ar. É mais próxima do céu, onde se vai para dormir e sonhar.
O Paisagismo
Sem dúvidas, a paisagem é mais intensa para nós, quando se tem um objeto posicionado. Tanto o trabalho de Richard Long como o desenho de Mies Van der Rohe para a Casa Resor trazem essa ideia.
A Casa Gallarda evidencia sua estrutura, da mesma forma que os construtores do templo Nike fizeram na Acrópole ou Luigi Figini fez em sua casa italiana: em ambos os casos a estrutura da coluna foram usadas com sucesso.
Topografia
A casa situa-se no topo do terreno, onde as vistas sobre o Mar Mediterrâneo, a vila de Las Negras e Cerro Negro são mais nítidas. A casa está orientada buscando as melhores vistas e também para resolver a topografia. O projeto dá uma resposta austera, eficaz e definitiva para as "questões locais"; e todas as restrições programáticas do cliente.
Subsolo
Gallarda herdou duas das principais tradições das casas Mediterrâneas: volumes caiados de branco, com janelas projetadas para proteger da radiação solar direta, evitando o efeito estufa que ocorre quando o sol colide com as superfícies de vidro; e também enterrar parte da casa para obter espaços frescos.