- Área: 250 m²
-
Fotografias:Dennis Lo Designs
Apartamento com claraboias simuladas
O apartamento na Rua Stubbs é um espaço aberto e tranquilo de 250 m² definido por uma grande parede curva em madeira de 16 m, com fortes eixos visuais marcando as claraboias, além de armários embutidos nas paredes que acomodam as necessidades dos residentes. A casa está estruturada em torno de uma área comum contínua da sala de estar, sala de jantar, cozinha e banheiro.
A sinuosa parede de madeira unifica estes espaços, levando os moradores da pequena área da cozinha em direção à ampla sala de estar com vistas para o vale abaixo. Os suaves tons de cinza, de chumbo escuro ao cinza claro, delicadamente acentua essa progressão enquanto também fornece um pano de fundo neutro para as cores vivas do mobiliário.
A parede curva está entre duas grandes circulações: um dos lados contém a cozinha e as áreas de serviço, enquanto o outro leva aos dormitórios e ao banheiro comum. A grande circulação, termina com a banheira branca isolada que está posta aqui como uma escultura. A vista parcial da banheira atrai os moradores para o banheiro, onde eles entram em uma sala íntima curva revestida em um gradiente de azulejos azuis hexagonais Mutina.
No centro do ambiente está uma das três simulações de claraboias sinuosas da casa. Estas claraboias são desenhadas no gesso, e possuem iluminação que simulam aberturas zenitais, sendo o elemento chave dos três espaços que as contém: sala de estar, sala de jantar e banheiro, preenchendo cada um destes espaços com uma luz homogênea branca que acentua a elegância dos interiores monocromáticos.
Nas paredes nuas do principal espaço comum estão dois grandes painéis cinzas de parede dispostos como uma arte moderna abstrata. Estes painéis podem deslizar para o lado revelando um centro de entretenimento e um portal para o dormitório do morador, que é estilista. Esses recursos caprichosos adicionam um senso de surpresa, dinamismo, flexibilidade e interação que desafia os limites convencionais de uma sala tradicional. Juntamente com a mesa de jantar, o designer pode estender a sua superfície de trabalho entre os dois quartos. Este tom de ocultação lúdica pode ser encontrado atrás da parede cinza que abriga os armários de armazenamento, despensa e banheiro.
Os objetos da vida cotidiana são tratados com carinho: cada um deles possui seu local específico na casa. Esse gesto sensível permite que as principais áreas comuns sejam organizadas e livres como um refúgio meditativo.