- Ano: 2011
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma sauna e um espaço para relaxar em Saltsjöbaden, próximo de Estocolmo. A comunidade de Saltsjöbaden foi fundada em 1890 com o objetivo de criar uma sociedade perto da natureza, seguindo o exemplo de spas da Europa Central, mas perto da natureza e do mar, com a possibilidade de chegar de barco e realizar atividades ao ar livre.
As casas construídas lá são relativamente grandes para acomodar o grupo crescente de pessoas que investiram em casas de verão em torno da virada do século. Esta propriedade particular foi projetada em 1920 por Torben Grut, o arquiteto do Estádio Olímpico de Estocolmo (de 1912), e ele também foi o arquiteto da sauna pública de Saltsjöbaden, que se abre em um ângulo para a água.
A forma e o posicionamento da sauna e do spa foram pensados para captar o máximo de sol, ter belas vistas e proteger-se do vento.
O edifício principal possui uma forma de avião. A inspiração da forma e materiais partiram do terreno e da paisagem local, com pedras e madeira.
A cobertura se transforma na fachada e consiste de pinheiros nórdicos. As fachadas são feitas de painéis de madeira laminada, imitando os revestimentos de telhados em antigas igrejas de madeira na Suécia.
A sauna está voltada para o oeste e o spa para o leste. No centro está o espaço de depósito, além dos banheiros e vestiários. A pequena cozinha e o mobiliário interior são de design próprio, construídos também em madeira de pinheiro nórdico.
Em torno do chuveiro foi feito um revestimento de bronze e ardósia de Jämtland. A fachada é tratada com sulfato de ferro. As torneiras estão em bronze de Tapwell. As luminárias são de Örsjö.