Descrição enviada pela equipe de projeto. Num promontório, com privilegiada vista sobre a envolvente, destaca-se o volume do centro escolar de Vilela. Como se de um templo se tratasse, esta construção assume uma presença forte na caraterização da paisagem construída, organizando-a e referenciando-a.
Dada a localização e proeminência face ao lugar, esta escola foi concebida com um ideal de transparência e assim foi pensada como um volume de vidro que é dominado por uma cobertura de desenho sinuoso que simultaneamente une, integra e carateriza todo o conjunto.
Com contornos assumidamente cenográficos este centro escolar evidencia a procura de uma certa desmaterialização do volume que a construção de fachadas em vidro por vezes permitem realizar, fazendo levitar uma linha de luz e de sombra, recortada e flexível, quase gráfica, que desenha e compõe toda a fachada desta escola.
Com uma linguagem própria e longe de uma vontade de consenso e de passividade, trabalha-se um ideal de escola como lugar diferenciador, como um espaço ativo, aberto à participação, à alteração, estimulando, desenvolvendo capacidades e despertando sensações. Um espaço flexível, aberto à população, à comunidade e à sua futura apropriação.