-
Fotografias:Are Carlsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A sala de exposições foi desenhada e construída durante uma oficina de duas semanas com estudantes da Escola de Arquitetura e Desenho de Oslo (AHO) como parte de um programa maior de intervenção urbana da rua Teresa na cidade, onde o objetivo era colocar à prova os cenários para futuros desenvolvimentos da área.
O projeto está localizado na praça Margrethe Munthes, uma praça triangular na intersecção entre a movimentada rua Teresa e a rua Sten, uma tranquila, residencial e paralela a primeira. A praça é um centro importante da área, com um ponto de VLT, um bicicletário e um ponto de reciclagem para a vizinhança. Como muitas destas funções são destinadas às companhias internacionais de meios de comunicação, a praça se encontra dominada por grandes anúncios e posteres comerciais, deixando grande parte da beleza natural do lugar na sombra. Nosso objetivo era, portanto, revitalizar o espaço com uma atividade que pudesse funcionar como um contraponto a sonoridade e o caos visual que prevalecem.
Depois de um período de pesquisa da demografia local, tornou-se cada vez mais evidente que com uma alta densidade de artistas visuais, arquitetos e fomentadores de cultura, seria natural focar em atividades culturais e artísticas. A proposta de fazer uma galeria aberta foi bem recebida pelo município e pelos artistas visuais. Durante o verão de 2014, o programa de exposições foi completado e o atelier de desenho e construção pôde começar.
A sala de exposição é composta por quatro espaços para exibição de arte contemporânea abertos ao público em geral. Ao dividir a exposição em quatro volumes, o tráfego pedonal pode continuar seu passeio pela praça. A área intermediária funciona, então, como um pátio interior com a copa de uma grande castanheira como cobertura. A exposição em si está orientada ao pátio, deixando a calçada exterior livre.