- Área: 1157 m²
- Ano: 2011
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Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mesmo que todos os edifícios da zona B4 foram projetados "como rochas em um jardim Zen", através de seu simbolismo, sua escala e posição, o elemento pastoral está em consonância com a parte interior aberta do parque central e as áreas comuns.
Para reforçar seu papel estratégico, era necessário dar com uma forma escultural memorável, com o objetivo de afirmar sua singularidade e, arquitetonicamente, destacar-se de outras propostas.
O edifício é uma envolvente unitária de zinco, com volumes cruzados que enrolam-se ao redor de um pátio central, um vazio de matriz que atrai a luz no coração do espaço sagrado. Sobre a envoltória de metal, este sistema contínuo de origami cobre todo o edifício como um refúgio, isto é, a capela, o oratório, salas de reunião e salas de recepção de famílias. O volume eleva-se verticalmente em um movimento ascendente a partir do arco e torna-se uma torre de campanário.
As aberturas exteriores parecem-se com lágrimas que atraem a luz, mas suavizam as vistas. Grandes janelas prestam uma generosa transparência à entrada e parecem convidar as pessoas a este recanto de paz.
Ainda que desde a área pública da capela possa parecer misteriosa e fechada, o ambiente no interior é algo completamente diferente. Assim que se entra ao local de oração e reflexão, uma atmosfera de serenidade surge inevitavelmente, evocando um sentido de luz tênue, como se estivesse em um bosque. Isto ocorre devido à dispersão de claraboias ocultas por uma cobertura de ripas de madeira.
O que é mais imaterial que a luz, com sua capacidade de expressar a divindade e o mistério? Suas variações e gamas são uma fonte de riqueza oferecida aos que sabem como vê-la.
Fachadas
- O material para a cobertura e o campanário são malhas de zinco costuradas permanentemente. As paredes verticais são feitas de tábuas de madeira com zinco vinculadas à mesma página a fim de garantir a continuidade do volume completo;
- Dependendo de sua localização, os entalhes dos caixilhos e aberturas são revestidos com aço inoxidável (para ressaltar o contraste entre a materialidade do zinco e imaterialidade do aço inoxidável), madeira ou alumínio pintado em cor de champagne.
Utilizamos o jogo de contrastes e materiais opostos para melhorar os efeitos infinitos de luz e sua influência na percepção ou a modificação dos materiais.