- Área: 380 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro onde o arquiteto Pitsou Kedem projetou a casa onde moraria com sua família foi fundado na década de 1950 por veteranos de guerra e se caracteriza por apresentar edifícios de baixo gabarito e linhas horizontais em meio a um frondoso bosque de eucaliptos. A casa de Kedem foi projetada para se misturar com as características arquitetônicas das outras casas, todas construídas segundo os valores da arquitetura moderna.
A casa combina elementos como a cobertura de concreto e as janelas contínuas com materiais em estado natural: concreto aparente, ferro, madeira não tratada e tijolo. Exemplos destes materiais podem ser encontrados na cobertura de concreto que paira sobre o pavimento de entrada iluminado por uma janela contínua que se prolonga por todo o perímetro. Isso permite que a cobertura se separe das paredes e também proporciona um caráter etéreo ao volume edificado.
A porta se localiza no centro da edificação, no cruzamento entre a escada e a janela horizontal. Através desta pode-se ver o bosque de eucaliptos em torno do terreno. A escada é construída em metal de textura singular e sem revestimentos. Ela divide os dois pavimentos em retângulos e é delimitada por duas paredes construídas em tijolo exposto que suportam parte das cargas da cobertura. A luz natural adentra os ambientes da casa através de uma abertura que percorre todo o perímetro e que é, em alguns trechos, coberta por ripas de madeira.
A casa foi projetada como dois quadrados, localizados um sobre o outro e de modo a explorar a topografia acidentada do lote. O nível inferior se localiza na parte frontal mais baixa do terreno, enquanto que o pavimento superior ocupa a porção mais alta do lote.
A singeleza e escala do projeto expressam o equilíbrio entre a visão do arquiteto e o fato de que a casa, concebida para uma família, foi desenhada a partir de memórias de infância da esposa do arquiteto.
Os materiais em estado natural e as tentativas de criar uma arquitetura atemporal se refletem muitos livros e obras expostas na casa de artistas israelenses como Tsvi Geva, Yadeed Rubin, Nurit Gur Lavi, Amir Shepht, Aram Gershoni, Yifat Betsalel, entre outros.
O mobiliário e as luminárias da casa também foram cuidadosamente escolhidos para compor a atmosfera doméstica. Entre estes estão sofás, tapetes, mesas e estantes projetados por renomados designers como Piero Lissoni, Patricia Urquiola e Dan Yafe.