- Área: 365 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Perdizes, região com topografia acidentada na capital paulista, a antiga residência de quase 300m², foi adquirida para se transformar em um escritório de engenharia.
Apesar do mau estado de conservação, a casa estava praticamente inalterada. Com isso, a reforma teve como partido principal a preservação das paredes envoltórias, modificando apenas algumas paredes internas para incorporar o programa de necessidades solicitado.
No pavimento térreo localizam-se os ambientes que permitem o acesso ao público, como recepção, biblioteca, copa e também uma ampla sala de reunião com vista para o jardim interno.
Já o pavimento superior, optou-se por retirar algumas paredes internas e acomodar uma ampla área de produção com dezesseis estações de trabalho. Como as paredes originais demolidas, eram autoportantes, o reforço estrutural foi resolvido com uma viga e dois pilares metálicos de seção tubular que se destacam no ambiente.
Com a retirada das paredes do pavimento superior, pode-se permitir a máxima ventilação e iluminação natural, garantindo o conforto térmico para os funcionários do escritório.
O anexo localizado aos fundos do terreno acomoda as áreas de serviço dos funcionários, uma área de convivência, banheiro e arquivo morto. E acima foi acrescentado um novo pavimento interligado diretamente com o edifício principal por uma passarela de estrutura metálica e vidro, abrigando uma academia de ginástica.
O terreno ainda conta com duas áreas externas. Um terraço jardim acima da garagem, que possibilita uma área de convivência para os funcionários. E outra percorrendo o recuo lateral e os fundos do edifício principal. Neste sentido, buscou-se valorizar as relações entre exterior e interior, com a ideia de integrar os jardins das áreas externas para os ambientes de trabalho, tornando-os mais aconchegantes.
A fachada ganha modernidade com a ampliação dos vãos e com o cobogó de linhas ortogonais, conferindo identidade à arquitetura e tornando a sala da diretoria mais reservada.