-
Arquitetos: Skylab Arquitetos
- Área: 375 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Andre Nazareth
Descrição enviada pela equipe de projeto. O sítio, próximo à cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, sempre foi usado pela família como uma agradável área de lazer nos finais de semana. Contando com uma piscina, quadra e uma grande área para festas, os moradores sentiam falta de um local para eventos menores e que pudessem dormir com mais conforto. Partindo dessa premissa, o projeto veio para reformular a construção existente, investindo em uma nova área social mais intimista e em quartos aconchegantes com vista privilegiada para o lago e para a mata nativa, transformando o local em uma verdadeira residência, reencontrando o prazer de estar e morar no campo.
Com um terreno de aproximadamente 34 mil metros quadrados e espaço livre de sobra, os arquitetos sugeriram uma configuração plana. A implantação foi definida em dois módulos distintos, tanto em forma quanto em materiais, ligados ao pavilhão existente através de uma passarela fechada em vidro temperado.
De um lado o módulo social - que abriga a cozinha gourmet e a sala de estar -, é uma grande caixa de concreto com linhas retas, arejado e completamente aberto para a piscina e para o lago. O chanfro no beiral e nas laterais das paredes que conformam a grande caixa de concreto trazem mais leveza à robustez da estrutura. As bancadas em silestone branco neutraliza a cor dos mosaicos de ladrilho hidráulico e a madeira de demolição do piso traz o aconchego e remete a ideia da casa de campo que os arquitetos e clientes buscavam.
Já do outro lado, fica o novo trecho íntimo, cujas três suítes se distribuem sob uma cobertura de duas águas – as telhas vieram da demolição de parte da antiga sede - e forro de taquara trançado. As grandes portas de correr se abrem para a natureza e para o pergolado de peças de eucalipto com trepadeira Jade e piso de pedriscos onde se espalham móveis de área externa e redes.