-
Arquitetos: 51-1 arquitectos
- Área: 682 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Pachamanca é uma técnica milenar peruana de cozinhar sob a terra com pedras e especiarias.
Um casal de cozinheiros nos pediu o projeto de uma casa para eles e suas filhas.
O terreno é um terraço numa colina, com vistas panorâmicas de Lima. Os clientes nos encomendaram uma casa que respeitasse o entorno e que fosse rica em conceitos, não em materiais.
A absoluta falta de chuva em Lima (menos de 8mm por ano) determina uma paisagem árida, onde o verde aparece apenas quando se rega com água trazida dos cumes andinos a cem quilômetros de distância.
Em Lima, o verde é um luxo.
Ao invés de um edifício, desenhamos uma paisagem verde exuberante. Os edifícios tendem a envelhecer e a ficarem mais feios, enquanto a vegetação cresce e se torna mais bonita com o passar do tempo.
Manipulando o terreno geramos um relevo, uma paisagem, que tem sua vegetação criada de acordo com as diferentes alturas: árvores, ervas, hortaliças, etc.
Uma vez definida a nova paisagem, esta se habituou ao programa da casa: dormitórios, banheiros, cozinha, sala de jantar, estar, escritório, garagem. Com especial atenção às qualidades espaciais e as vistas geradas.
A casa não possui uma estrutura hierárquica, tem diversas entradas, níveis e percursos, desfazendo o limite entre interior e exterior.
A casa - como uma paisagem exuberante - intencionalmente mostra uma rica diversidade de acabamentos e texturas: diferentes cortes de pedra da área, muitos tipos de madeira reciclada, estampas de concreto, etc.
Barroco e Povera, ao mesmo tempo, como uma Pachamanca.