- Área: 130 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Søren Harder Nielsen
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de final de semana localiza-se próximo à Vila de Geilo, um popular destino de esqui no vale Hallingdal. Estações de esqui são abundantes ao redor da cabana, inclusive com um parque de manobras logo ao lado. Fora da temporada de inverno, as montanhas oferecem excelentes oportunidades para caminhadas, bem como outras atividades esportivas.
A família de quatro pessoas, à espera de uma quinta, forneceu um programa simples e direto para a cabana: quatro dormitórios, áreas de estar e de jantar separadas, uma sala de estar para os jovens e um mezanino para as crianças mais novas. Além disso, um pequeno anexo deveria acomodar os hóspedes e os avós.
Nossa resposta foi uma cabana com uma volumetria clara e limpa, com um revestimento contínuo de madeira nas paredes exteriores e no telhado, o qual deverá adquirir uma pátina cinza com o tempo. O volume consiste num corpo principal, que abriga principalmente os dormitórios e, seguindo os contornos naturais da paisagem, divide-se em duas zonas de estar. Essa mudança programática e de uso dos múltiplos níveis permite à construção adaptar-se à inclinação do terreno. O volume separado do anexo é implantado na extensão do corpo principal, contribuindo para as três vistas características, divididas através das fachadas totalmente envidraçadas.
Adentra-se a cabana sob o volume envidraçado em balanço, em um espaço com piso de concreto polido, funcionando como uma zona intermediária para remover botas de esqui e jaquetas. Uma escada de madeira ascende do porão e abre-se para o espaço generoso dos alojamentos, cobertos por um teto complexo de planos inclinados. No centro da casa, onde as alas separadas ramificam-se a partir do corpo principal em planta, está a cozinha. Sua bancada de concreto armado e fibra de vidro está em balanço para o centro do espaço, ancorada por uma lareira na outra extremidade. Alguns degraus separam os espaços de jantar e relaxamento junto à lareira suspensa.
A forma extrudada da estrutura enquadra a vista espetacular de dentro da cabana, enquanto aberturas menores estrategicamente posicionadas ao longo do volume oferecem vislumbres das imediações. A elevação dos níveis da áreas de estar e jantar proporcionam aos seus ocupantes um alto grau de privacidade, amplificados por nichos dentro das paredes exteriores. Os pisos interiores, paredes e tetos são homogeneamente forrados com madeira, e todos os quadros de abertura são escondidos ou discretos. A atenção aos detalhes e à alta qualidade é abrangente e coerente ao longo de todo o projeto.
Através de portas de correr ao longo do corredor do corpo principal estreito localizam-se cada um dos dormitórios, bem como um banheiro com sauna. O dormitório principal abre-se para uma janela em forma de duas águas extrudadas através da parede lateral, que proporciona uma perspectiva do céu noturno. Os dormitórios das crianças contam com beliches para a visita dos amigos. No final do corredor está a sala de estar dos jovens e o mezanino, com vista direta à pista de esqui.
A casa é uma continuação das tradições construtivas norueguesas em forma e materiais, elevando-se lindamente na paisagem e respondendo ao seu contexto.