O escritório Vo Trong Nghia Architects começou a trabalhar na FPT University, em Ho Chi Minh, um edifício que dará início à renovação da paisagem natural destruída pela acelerada urbanização. Na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, apenas 0,25% da superfície é coberta de verde, o que contribui com o aumento da poluição atmosférica, frequentes racionamentos de energia e o aumento da temperatura na cidade.
Para romper com a a tendência de edifícios retilíneos e verticais, a FPT University foi concebida como uma montanha coberta de árvores que emerge de uma cidade de concreto e tijolos. Ao criar mais área verde que a quantidade devastada para sua construção, o projeto ajudará a combater o "estresse" ambiental e se tornará o catalisador de um desenvolvimento mais sustentável.
Um grande espaço verde é dedicado à circulação e encontro, acomodando aproximadamente 5 mil estudantes. O pavimento térreo conta com um grande pátio com altas árvores, um lago e espaços de leitura, eventos, confraternização e refeições.
Um jardim semi-externo serpenteia pelo edifício e conecta cada programa às áreas verdes, continuando sobre a cobertura onde proporciona mais espaços públicos.
Vo Trong Nghia Architects projetou a FPT University na esperança de criar uma "harmonia entre seres humanos e natureza" e ajudar na "recuperação das áreas verdes que outrora floresciam nesta terra."
Arquitetos do projeto
Nguyen Tat Dat, Nguyen Duy Phuoc, Takahito Yamada, Le Thanh Tung, Tran Cam Linh, Felix EhrmingerArquitetos envolvidos
Vo Trong Nghia, Kosuke Nishijima, Hidetoshi Sawa, Tran Thi HangÁrea
29000m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Vo Trong Nghia Architects