![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 1 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6de8/e58e/ce60/8500/01b3/newsletter/featured_image.jpg?1440378333)
![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 2 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6d77/e58e/ce60/8500/01b0/newsletter/CNLL_EB1_SOBROSA_PT_100314_0871_v2.jpg?1440378219)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como um jogo de módulos de fácil adaptação às diferentes morfologias do terreno e diferentes topografias dos lugares, este centro escolar desenvolve o conceito delineado no projeto dos centros escolares modulares (projeto CEM) e recupera o objetivo inicial em que o movimento, a variação e a complexidade formal do exterior contrastam com a linearidade dos planos interiores que organizam os espaços funcionais.
![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 6 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6dd7/e58e/ce60/8500/01b2/newsletter/CNLL_EB1_SOBROSA_PT_P_100314_0009_v2.jpg?1440378310)
Dada a forma do terreno, a sua orientação, exposição solar, facilidade de acessos e a sua relação com a estrutura urbana, foi possível tornar mais expressivo o jogo de volumes que caraterizam os diferentes espaços que compõem este centro escolar. A sugestão de um movimento contínuo da circulação em torno do pátio central procura caraterizar a imagem do projeto e o uso deste edifício.
![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 9 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6f70/e58e/ce5f/fc00/01bd/newsletter/1.jpg?1440378719)
Aqui, exploram-se e experimentam-se diferentes conceitos de composição e organização do espaço. Trabalha-se o plano e a massa na construção dos volumes, confronta-se a verticalidade com a horizontalidade, e fomenta-se o sentido da surpresa e da compressão nas inúmeras espacialidades que os módulos livremente associados permitem criar.
![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 3 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6d48/e58e/ce60/8500/01af/newsletter/CNLL_EB1_SOBROSA_PT_100314_0163_v2.jpg?1440378171)
Mais do que oferecer uma acrítica estabilidade, o projeto deste centro escolar fomenta e convida as crianças e adultos ao permanente exercício da experimentação e de confronto, convertendo-o num verdadeiro e permanente lugar de aprendizagem.
![Escola de Sobrosa / CNLL - Imagem 5 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/55da/6d86/e58e/ce5f/fc00/01bb/newsletter/CNLL_EB1_SOBROSA_PT_100314_0893_v2.jpg?1440378234)