-
Arquitetos: Drucker Arquitetura
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ruben Otero
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do condomínio de quatro casas tem 34m de frente /fundos e 50m nas laterais. Com testada para uma ladeira que vai da cota 101 à 97, 4m de desnível, aproveitamos esta inclinação para fazer a garagem semi subterrânea, com isso a entrada ficou em nível, junto à rua na cota mais baixa.
A entrada de pedestres está em nível médio a alto, de modo que o térreo, onde fica a rua interna de acesso às casas, consegue aproveitar metade do solo e por coincidência as árvores já existentes. As casas com área de 450m² cada (incluindo vagas de garagem) estão dispostas duas a duas na longitudinal em relação ao terreno.Todas elas abrem-se para faces leste-oeste.Buscamos implantá-las obtendo-se uma transparência velada através de brises de madeira cumaru, panos de vidro e terraços em locais estratégicos preservando insolação e ventilação naturais integrando as casas em forma de "L" interna e externamente.
Todas as casas estão cercadas de jardins eliminando-se sensação de muros claustrofóbicos.As fachadas voltadas à área comum dispõem de grandes brises de madeira detalhados a fim de conferir privacidade e sutil entrada de luz.A área de lazer interna está no centro do "L" compondo a fachada posterior com piscina, jardim,varanda e churrasqueira.
A churrasqueira está cercada de portas que abrem-se inteiramente para o jardim e ao mesmo tempo ela tem função de copa ou sala de jantar ao lado da cozinha sendo ambas integradas.Todos os ambientes são integrados conferindo maior fluidez e otimização do uso de espaços.