-
Arquitetos: HM.Arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo da ideia de recriar o espírito das tradicionais mercearias de Buenos Aires sem recorrer a clichês, nós trabalhamos com a materialidade que para nós melhor reflete esse tipo de loja: a caixa de madeira expondo produtos. A pura simplicidade desse único elemento pode gerar espacialidade tanto pela adição e subtração. O resultado tenta descrever este espírito, que foi construído pela abstração desses elementos. Em suma: construindo a decoração sem decorar a construção.
Como parte do projeto desde a criação do conceito geral da marca, a pesquisa arquitetônica tenta uma reflexão abrangente da essência do produto. Um conceito claro tomado como ponto de partida permite uma redução da diferença entre a imagem e a marca e entre arquitetura e interiores.
Espacialidade e materialidade caminham na mesma direção ao tentar expressar com veemência a ideia geral para o projeto: um único material do recipiente (pisos e paredes em cerâmica grafite) bancadas com uma peça volumétrica de um único material coroando o espaço e circunscrevendo situações (antigas caixa de supermercado em madeira).
Ambos os elementos são atuais e também fazem referências ao antigo. Profundidades são feitas no volume superior construído inteiramente com caixas de supermercado. Essas cavidades contém objetos relacionados com o conceito desenvolvido: torradeiras, cafeteiras antigas, panelas e alguns utensílios.
Monocromatismo Claro: Ambos as caixas de supermercado e os objetos são tratados de modo a atingir uma textura monocromática única e sutil. Monocromatismo Escuro: A superfície dos azulejos grafite foi polida de modo a melhorar as qualidades intrínsecas do material. O jardim vertical localizado nas escadas não só chama para uma descida ao subsolo, mas também significa um elemento de destaque que foge do jogo monocromático entre cinzas e brancos que predomina no espaço global.
Mobiliário e equipamentos de iluminação não só adicionam o aconchego e conforto para o espaço, mas também estampam parte do logo da marca em suas tapeçarias.
O espaço consegue assim se exibir, com a ajuda de muito poucos elementos, permitindo um papel de destaque aos produtos à venda: um bom café e uma deliciosa torrada.