A Gallaudet University, única universidade para surdos e deficientes auditivos no mundo, lançou um concurso internacional para a renovação de seu histórico campus em Washington. Os participantes são desafiados a "criar uma porta de entrada para o novo campus e redefinir os limites urbanos da Universidade como um distrito vibrante, heterogêneo, criativo e cultural." Propostas de projeto não são necessárias na primeira etapa do concurso, já que as equipes serão pré-selecionadas com base na "compreensão da instituição e do projeto, na composição da equipe e em sua experiência."
Até cinco equipes serão selecionadas para a segunda (e última) fase do concurso, quando cada uma receberá US$ 50 mil para desenvolver os projetos.
“Gallaudet é um lugar como nenhum outro no mundo. Estamos testemunhando a rápida metamorfose de Washington, D.C. em uma das cidade mais dinâmicas da América do Norte. Mas também somos o coração da comunidade global de surdos, e é por isso que precisamos de uma equipe inspiradora para criar um ambiente que una os mundos dos surdos e dos ouvintes, celebre a diversidade humana e tenha o potencial de se tornar um modelo global" - Fred Weiner, CEO da Gallaudet University Foundation
O concurso também busca ideias e propostas para a comunidade Gallaudet e apoiadores, tanto nacionais como internacionais, através da iniciativa Shape Gallaudet.
O campus original, projetado por Frederick Law Olmsted em 1866, é protegido pelo Registro Nacional de Lugares Históricos e é caracterizado por seus muitos edifícios e monumentos góticos. O novo projeto terá como foco este núcleo histórico e os espaços públicos de seu entorno explorará o intercâmbio cultural e a inovação.
Mais informações sobre o concurso e sobre a iniciativa Shape Gallaudet aqui.