- Ano: 2014
-
Fotografias:Robert Frith Acorn, Stephen Schneider, Ben Price
-
Fabricantes: Austral Plywood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no subúrbio leste de Welshpool, em Perth, a nova sede da Sanwell apresenta uma linguagem contemporânea que respeita a estética industrial do entorno, propondo uma solução complexa e sustentável para um programa desafiador e em constante evolução. A forma busca explorar a proposição de como um escritório comercial pode implantar-se harmoniosamente num contexto majoritariamente industrial, ainda que fornecendo conectividade visual com o entorno e comodidade de luz natural. Esteticamente funciona tanto como uma homenagem, como uma forma atualizada da tipologia industrial adjacente, utilizando a linguagem existente e vernacular do industrial, re-imaginando-a como um farol visualmente permeável de sustentabilidade, comodidade e flexibilidade futura.
Através de uma estreita colaboração com o cliente, o escopo original do projeto evoluiu para abranger uma resolução mais complexa e completa às necessidades extremamente aguçadas dos eventuais utilizadores. Esta jornada sinérgica entre arquiteto e cliente levou a uma re-imaginação radical do escritório industrial tradicional, resultando num nível de divisão dinâmica, estrutura de escritório em balanço envolto em um brise de alumínio permeável.
A dualidade do espaço formal / informal foi explorado através das grandes áreas públicas de convívio, incentivando o encontro casual e a socialização no local de trabalho. Os generosos espaços abertos garantem opções de personalização extensiva para as estações de trabalho; uma flexibilidade que permite que o escritório adapte-se para atender aos clientes, o que é necessário numa indústria em constante mudança. A utilização de "meios níveis" permite que a luz natural permeie todo o interior, ao mesmo tempo que encoraja a comunicação e a conectividade visual. A forma destacada de "meios níveis" também combina-se com balanços para criar espaços utilizáveis, polivalentes e integrados ao paisagismo circundante.
A equipe de projeto trabalhou de perto com as várias disciplinas especiais para atingir suas metas rígidas de sustentabilidade. A empresa Renewable Energy International foi contratada para fornecer 100 painéis solares, cobrindo a cobertura dos escritórios e gerando um total de 30 kW. Gabriels Design Ambiental forneceu as soluções térmicas e acústicas, garantindo que as estratégias passivas de concepção ambiental fossem bem sucedidas em fornecer máxima comodidade para os funcionários da Sanwell.
Através de uma forte ênfase na flexibilidade e adaptabilidade no projeto, a expectativa de vida projetada para o edifício Sanwell Office foi aumentada drasticamente. A provisão deliberada para tecnologias em mudança e o crescimento do negócio e reestruturação garantiu que o edifício mantivesse relevância e valor, permitindo crescer e mudar com seus ocupantes.
Devido à dificuldade da orientação, a fachada é composta por um revestimento metálico ondulado perfurado e anodizado. A chapa reduz em 70% o ganho solar para o interior, mas mantém a conectividade visual entre os escritórios e o exterior. Especificamente escolhido por sua longa vida, leveza e baixa manutenção, a fachada permeável é pontuada por janelas operáveis, toldos e persianas. Estas combinam-se com grandes aberturas, paredes isoladas termicamente e uma orientação deliberadamente escolhida para maximizar o resfriamento da brisa de sudoeste regular, conferindo o controle passivo do escritório sobre o seu aquecimento e refrigeração. Além disso, esta fachada, juntamente com os meios níveis, permite grandes níveis de iluminação natural para permear o interior. Para a iluminação restante necessária, LEDs de baixo consumo energético foram instalados ao longo do projeto.
Considerações adicionais de sustentabilidade foram o sistema de drenagem de lixiviação local, permitindo que todos os resíduos sejam eliminados no local, enquanto a água adicional é economizada por árvores e vegetações que cercam o edifício. Um extenso estacionamento de bicicletas incentiva os ocupantes a adotar meios mais saudáveis e sustentáveis de transporte. As certificações ambientais dos materiais também foram centrais em todo o processo de projeto, como o painel sanduíche de 150 milímetros da cobertura, tapetes totalmente recicláveis, e consideração para materiais com baixos níveis de Compostos Orgânicos Voláteis em todo o projeto.