-
Arquitetos: José Schreiber, M. Laura Gonzalez
- Área: 32 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste estúdio surgiu sob três linhas principais: a necessidade de um espaço apto para a atividade profissional, a criação de um entorno de trabalho que representara a imagem e os conceitos do arquiteto, e um orçamento apertado.
Foram imaginados e pesquisados tecnologias e materiais que permitissem um bom nível de autoconstrução, a reciclagem dos pallets, não tão difundida quando surgiu o projeto, foi a opção indicada por suas dimensões, solidez, estética e acabamento.
A iluminação foi resolvida com latas de leite em pó, cujo consumo era responsabilidade de minha pequena filha. A divisória que separa a kitchenette do resto do ambiente foi feita por uma armação de madeira (descartada por uma fábrica local) recoberta com tubos de papelão, reciclados dos rolos de tecidos industriais.
Optou-se por mostrar o tijolo assentado em barro como reconhecimento à mão de obra tradicional característica de nossa região.
O piso, realizado com antigos mosaicos, foi pintado com epóxi transitável. A planta livre do imóvel foi respeitada já que facilita a iluminação e o trabalho em equipe, acentuando a ideia de transparência do conjunto.