- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sua forma facetada e seus perfis ajudam a integrar aos edifícios de seu entorno, o tecido urbano, sem perder a sua concepção tectônica e percepção abstrata, um caráter escultural e significante próprio da arquitetura pública.
A geometria do edifício dá resposta aos diferentes usos principais que conformam o mesmo gerando um pátio central em torno ao qual se desenvolvem os diferentes usos de: biblioteca, arquivos, salas de aula, salão de atos e o espaço juvenil. Toda a proposta é desenvolvida em planta baixa com conexão direta a partir de vários pontos da rua.
A distribuição dos programas em planta baixa é ordenado de tal modo que seus funcionamentos sejam autônomos em respeito aos outros.
O pátio permite uma visão cruzada dos diferentes espaços, funcionando como espaço que os articula e que através de suas superfícies de vidro aporta de forma controlada a luz necessária.
A urbanização exterior incluirá a pavimentação dos espaços imediatamente mais próximos aos edifícios até sua prolongação sobre o espaço público.
A cobertura oferece um perfil que lembra o das montanhas que rodeiam a cidade, se adaptando às distintas necessidades volumétricas do programa.