Um arco-íris para o deserto de Pachacutec
A ausência de chuvas na costa peruana, faz com que as condições de vida nos assentamentos marginais sejam extremas. Na vila Pachacutec, as crianças vivem sem sombra e desconectados de toda a vegetação, enquanto seus pais trabalham durante o dia na cidade a duas horas de viagem.
Por iniciativa e financiamento do reconhecido cozinheiro peruano Gastón Acurio e com o apoio do Ministério de Inclusão Social, das professoras e missionárias dos Padres de Familia del Centro de Educación Inicial no.129.
Construímos uma horta e uma cozinha/refeitório onde as crianças de 3 a 5 anos se conectarão com a biodiversidade, aprenderão a cultivar seus alimentos, a cozinhá-los junto com suas professoras, pais e avós, as receitas regionais e assim fortalecer sua identidade enquanto aprendem a desejar os sabores saudáveis da cozinha e a compartilhá-los.
Como criamos uma horta sobre a areia e sem água? Trabalhamos com técnicas alternativas de geração de solo e irrigação com o engenheiro agrônomo Luis Camacho, que também selecionou uma grande variedade de cultivos que requerem pouca água.
Por momento, mesmo sem chuva no deserto de Pachacutec, já existe um arco-íris!