-
Arquitetos: Ameller, Dubois & Associés
- Área: 7400 m²
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado entre o centro histórico de Annemasse, nos alpes franceses e sua estação de trem, este é um projeto global: com programação conjunta, incluindo habitação social, apartamentos, residências com serviços, hotéis, escritórios, lojas e cinema.
O complexo é derivado de um embasamento dedicado a diversas atividades comerciais e rematado por oito níveis de apartamentos, o que cria atividade contínua dentro e fora do bairro.
Os edifícios residenciais constam de dois tipos. Os níveis mais baixos e medianos são compactos, caracterizados pelas linhas horizontais lisas e com varandas. Os pavimentos superiores coroam a composição com uma disposição de volumes simples. Esta dualidade entre a aparição dos tranquilos níveis mais baixos e os níveis superiores mais extrovertidos é enaltecida pela diferença na escolha de seus materiais.
Os pavimentos superiores estão cobertos por ripas de lariço com 13 cm de largura, montados vertical ou horizontalmente. Os outros apartamentos são cobertos por painéis laminados de poliéster cinza e bege. A base é em grande parte de vidro, unificada por uma franja horizontal a 3,70 m do solo.
Enquanto as fachadas possam parecer idênticas nos quatro lados, o volume de sua "coroa" na realidade diferencia o aspecto do complexo a partir de qualquer ângulo. Esta forma esculpida de madeira desvia a noção de ático - geralmente se escondendo modestamente das vistas da rua - se firmando como um evento arquitetônico.