Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede para a Conferência Episcopal se insere em uma área de exuberante vegetação natural em uma área de moradias unifamiliares em Clayton, antiga faixa do Canal do Panamá. O objetivo foi desenhar as instalações para dotar a Igreja Católica e seu Bispado de uma sede apropriada e funcional que lhes permitisse desenvolver plenamente suas atividades administrativas.
O programa, muito mais extenso em um princípio, demandava a execução em fases, por isso, os usos foram separados em pavilhões independentes. Finalmente, reduziu-se a uma zona administrativa no edifício em 'U' e uma parte residencial para os membros da arquidiocese.
Um dos objetivos da equipe de trabalho expressado no desenho do projeto foi a acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida em todos os edifícios. Para isso, foram estudadas as normas internacionais europeias que descrevem os requisitos e dimensões mínimas nos acessos, estacionamentos, percursos, caminhos e elevadores.
Os edifícios aproveitaram a inclinação natural do terreno para mimetizarem-se com o entorno e passarem desapercebidos apoiando-se no uso de uma cobertura ajardinada. A localização das árvores existentes é respeitada situando ambas edificações de tal modo à conformar um pátio no entorno do qual se estabelecem todas as circulações.
A envolvente do edifício é feita através de um sistema modular pré-fabricado de concreto conformando uma sequência de cheios e vazios que emolduravam as vistas da paisagem circundante criando, por sua vez, uma sombra que adentra ao ambiente interior.
Foi todo um compromisso e propósito demostrar ao cliente que é possível fazer uma arquitetura religiosa com uma linguagem contemporânea que, além disso, dialoga com seu entorno e é desfrutada por todos.