- Área: 2000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nico Saieh, Maria Gonzalez
-
Fabricantes: Quattro
O projeto para esta sala de artes cênicas experimentais propõe uma operação de esvaziamento, para o qual usamos a nosso favor as mesmas normas municipais que imobilizaram a renovação do edifício levando-o a seu estado atual de deterioração.
A fachada da construção é a única estrutura que permaneceu parcialmente de pé após vários incêndios e o terremoto de 2010. Esses fatos abriram o interior e apagaram para sempre os restos domésticos das casas que ocupavam o lugar.
O projeto esvazia completamente a propriedade, reproduzindo sua fachada original até completá-la em sua totalidade e em cada um de seus detalhes, convertendo-a numa espécie de disfarce amigável. Através de seus vãos, a cidade aparecerá no interior para formar parte do plano de fundo de alguns espetáculos.
Poucos elementos estruturais tocam o solo no primeiro pavimento: o elevador, uma escada e a parede de apoio das arquibancadas móveis. O trajeto do público teatralizado é pendurado por uma viga mestre central e culmina no teto-terraço em meio ao vale central, entre as duas cordilheiras, onde propõe-se a instalação eventual de um circo de preço popular. Tudo parece medido desde cima. O circo é o primeiro lugar de espetáculos possível de imaginar, o mais primitivo e austero. Sobre a sala aparecerá de vez em quando como um objeto estranho, encontrado e distante do seu solo natural. Gerará uma certa alegria sobre todo o bairro.
As salas de ensaio, as oficinas e os serviços ocupam outros volumes do mesmo conjunto, convertendo o total do edifício existente num novo organismo inter-relacionado desde seu interior.
Descrição dos Espaços Principais
- Sala Escura (espaço principal)
- 750 m²;
- Piso de dança;
- Arquibancadas retráteis com capacidade para 146 espectadores;
- Equipamento técnico completo de iluminação e som;
- Espaço versátil, sem cenário fixo.
- Sala Branca
- 130 m²;
- Equipamento de som e luz natural;
- Equipada com um piso profissional para dança que foi fabricado exclusivamente para o projeto, permite a entrada de luz natural através de claraboias;
- Conectada por uma porta de correr para o espaço central (Sala Escura), a Sala Branca é reservada apenas para pesquisas, workshops, ensaios e exposição de trabalhos.
- Amplos camarins conectam-se diretamente com a Sala Branca e a Sala Escura
- Salas de Ensaio
Sala 1
- Sala branca de 65 m²;
- Com molduras e piso de parquet original restaurados;
- Equipada com sistema de som e luz natural.
Sala 2
- Sala branca de 50 m²;
- Com molduras e piso de parquet original restaurados. Equipada com sistema de som.
- Residência
- Espaço projetado especialmente para acolher projetos de residência artística;
- Pode abrigar até 10 artistas simultaneamente;
- Conta com 4 quartos com camas individuais, sala de estar, cozinha, refeiório e banheiros.
- Cobertura
- 750 m²;
- Vista à Cordilheira dos Andes;
- Pode-se instalar uma tenda de circo que para ser utilizada para diversas atividades.