-
Arquitetos: Andrés Alonso
- Área: 270 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada numa vila a 30 minutos da cidade de Córdoba, Argentina dentro de uma área residencial. É construída sobre um terreno com características especiais, inclinação marcante e importantes vistas para as montanhas.
O projeto busca uma casa fechada para a rua e aberta à paisagem, um lugar para relaxar e desfrutar da tranquilidade local.
O lote de 26 x 50 metros apresenta marcante irregularidade de 14 metros de frente aos fundos (Leste - Oeste) e desnível de 3,50 metros da direita para a esquerda, (Norte - Sul). O desafio era adaptar-se às necessidades funcionais da topografia sem produzir movimentos no solo.
O projeto funcional consiste em três níveis. No terceiro, pode-se encontrar a entrada e uma faixa de serviços num fosso de luz, que olha para a rua limitada por uma parede cega; conferindo assim o caráter introspectivo exigido pelo proprietário. Enquanto isso, na frente estão os dormitórios com enormes janelas para as montanhas. No segundo nível está o espaço social composto por uma sala de estar, sala de jantar e uma cozinha; os dois últimos estão ligados a uma galeria vinculada ao quintal através de uma varanda. Neste nível, o fechamento lateral para o quintal é um painel de vidro, a fim de incorporar a paisagem ao máximo no espaço, ao mesmo tempo que a parte frontal é parcialmente enterrada. Neste mesmo nível, utilizamos a inclinação da rua para conformar a entrada do carro conectando o espaço do carro com a sala de jantar e a cozinha. Nesse primeiro nível, a lavanderia e a conexão para o quintal são inseridas.
Estes três níveis são conectados por um volume de escada que gera um espaço fluido entre o segundo e terceiro pavimentos, que serve para ler livros e observar a paisagem.
Com um volume puro que é espalhado no terreno e uma linguagem austera, esta casa reproduz a topografia do lugar e é aberta às peculiaridades da paisagem geográfica em que a cidade se implanta.