O escritório barcelonense Vilalta Studio divulgou sua proposta para a Ebenezer Chapel, uma capela escavada localizada na cidade de Raleigh, EUA. O templo ficará 15 metros abaixo do solo em um terreno inclinado próximo a Richland Creek, e será construído inteiramente com granito natural do terreno.
A partir do ponto mais baixo do terreno, uma rampa contínua descerá ao redor da capela e adentrará o foyer, trazendo luz e ventilação natural à entrada do templo.
Ao passo que os visitantes descem e o nível de luminosidade diminui, "a presença da pedra aumenta e os painéis de aço corten usados para a contenção desaparecem."
Sobre o altar dentro da capela, uma claraboia posicionada na torre do campanário - que funciona como um marco na paisagem - traz luz natural e ventilação para o espaço subterrâneo.
Tendo em vista a importância dos materiais naturais e da iluminação, a capela e a rampa escapam da ortogonalidade. De modo correspondente, "estudos geológicos serão feitos para criar uma estrutura subterrânea construída apenas a partir da rocha natural", permitindo que o espaço se liberte da tecnologia construtiva.
A Ebenezer Chapel terá capacidade para 250 pessoas e sua conclusão é prevista para 2018.
Arquitetos
Líder de projeto
Maite BorenEquipe de projeto
Dora Kerner, Krisztina Sárdi, Catarina Zappacosta, Monika Godlewska, Daria GordonEnganharia
Alpha Omega EngineeringAno do projeto
2018Fotografias
Via Vilalta Arquitectura.