- Ano: 2015
-
Fotografias:Michael Kai
-
Fabricantes: Sculptform
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Invermay foi feita para uma família de seis pessoas numa pequena cidade na periferia de Ballarat, Victoria. O terreno tem uma grande vista à cidade, mas a vegetação existente escondeu esta vista a partir do térreo.
Tanto os clientes, como os arquitetos, queriam localizar os espaços de vida no térreo para permitir a conexão com a paisagem circundante. A parte em balanço da casa nos permitiu manter esta conexão com a paisagem, mas ao se estender para o exterior permitiu também capturar as vistas perdidas.
Trata-se de um volume retangular simples que foi divido em formas entrelaçadas. Era fundamental que os espaços interiores da casa fossem abertos e conectados. Esta abertura colabora com a comunicação e ventilação - com claraboias operáveis permitindo que o ar quente saía pelo teto no verão.
Ao agrupar as janelas horizontal e verticalmente, a composição da fachada faz referência às disposições espaciais internas. Os materiais externos foram escolhidos para refletir as cores da selva circundante e complementar a paisagem rochosa. A casa está situada numa área propensa a incêndios florestais que ditou o uso de madeiras naturalmente resistentes ao fogo. A casa utiliza uma parede de concreto e blocos de divisão de concreto aparente como uma forma de ancoragem na ladeira. Isto proporciona um peso contrastante aos elementos de madeiras e vidro, que se tornam mais leves.