-
Arquitetos: Fraher Architects
- Área: 298 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jack Hobhouse
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto ‘The Lantern’ envolveu a expansão e reforma completa do porão, térreo e primeiro pavimento de um edifício residencial localizado na região sudoeste de Londres. O cliente pediu para que transformássemos o edifício existente em uma série de espaços que tivessem uma forte influência do design oriental e, ao mesmo tempo, manipulasse as condições de iluminação natural.
Todos os pisos e paredes existentes foram removidos e o edifício foi despido até restarem apenas as paredes externas. A edificação foi basicamente reconstruída de dentro para forma e expandida para baixo e para fora.
A escada de nogueira escura se dobra para e invade o espaço vertical do edifício, conectando os espaços habitáveis com sua presença. No topo da casa há uma cobertura de estudos para o cliente com vistas para a escadaria central de quatro pavimentos de altura.
O processo de planejamento desse edifício foi complexo devido à natureza sensível do local, levando a meses de negociações com o departamento de planejamento urbano local. O revestimento em tijolo respeita o edifício existente, ao passo que se separa do tecido histórico do edifício através de uma faixa envidraçada.
A estratégia de sustentabilidade empregada no projeto previa a integração de um sistema de MVHR, um sistema de isolamento térmico interno, janelas de vidro duplo e controle passivo de ganho solar, diminuindo drasticamente a pegada de carbono do edifício.
Toda a marcenaria do projeto foi projetada para complementar a abordagem de projeto do edifício. Os materiais usados são, sempre que possível, naturais e a madeira desempenha um papel central na proposta.