- Ano: 2014
-
Fotografias:Shannon McGrath
-
Fabricantes: Sculptform
"Casa na Casa" é uma exploração dos limites do terreno como limitador, como marco para espaços tanto internos como externos, forma e vazio. É uma nova construção na paisagem urbana, de importante valor patrimonial. Nossa ideia era que o lugar tivesse um "ajuste incômodo" na rua, criando um diálogo, uma tensão contínua fácil, com seus vizinhos predominantemente de estilo federativo.
O projeto é uma articulação de um paradigma que considera um objeto individual como parte de uma entidade que em si mesmo é parte de uma entidade maior e assim sucessivamente. A decisão chave do projeto foi o desenvolvimento da casa como um conjunto de pequenas casas que se mantém unidas por uma coluna vertebral de circulação central, similar a uma fileira a ambos os lados de uma rua. "Casa na Casa" contém cinco pavilhões ou casas internas distintas e três pátios ou vazios.
Cada um dos pavilhões ou casas possuem funções discretas, e cada casa individual está vinculada através de um eixo principal, que funciona tanto como coluna vertebral de circulação e galeria para a extensa coleção de arte do casal. Os pátios marcam os pavilhões com luz e ventilação natural. O pátio maior marca os limites do bloco e é para eventos sociais ao ar livre sob uma pérgola. Os pátios menores contam com exuberantes plantas. Este projeto está desenhado sob princípios solares passivos.