-
Arquitetos: Auer Weber
- Área: 23485 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Aldo Amoretti, Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Pôle Universitaire des Quais" está localizado no bairro universitário, na margem leste do rio Rhône, 7º arrondissement de Lyon, e dispõe de cinco instituições:
O Instituto de Tecnologia (IUT) para cerca de 900 estudantes; o Departamento para Pesquisa e Ensino Superior (PRES); uma cantina com capacidade de aproximadamente 1.900 refeições; um dormitório com 200 leitos; e uma Casa Internacional de Línguas e Culturas.
A estrutura do edifício e o volume interior preveem uma separação clara entre as diferentes áreas do IUT e do PRES, bem como o alojamento estudantil e a cantina.
Os componentes individuais são englobados em um anel compacto em torno de um espaçoso pátio ajardinado, que retrata um limite representativo tranquilo do conjunto para o exterior urbano. O pátio, com suas áreas estratificadas funcionando como um "Forum" aberto, promove a comunicação entre as instituições individuais.
A compacidade exterior do novo edifício universitário é suportada por uma fachada com pilares de concreto muito unidos. Aparenta ser um volume sutilmente estruturado para integrar o projeto em seu entorno, com respeito às cores e materiais. As características desta construção são definidas pela homogeneidade do concreto leve, a utilização de uma quantidade limitada de materiais diferentes, e a não utilização de elementos típicos de construção, como; parapeitos de janelas e persianas.
A estrutura uniforme na entrada principal é deliberadamente rompida, enquanto o bloco autônomo do PRES projeta-se significativamente em plano e altura. Uma camada de painéis de vidro verticais ajustáveis é usada na construção do anel, aparentemente sem tocá-lo, contribuindo assim para a sua função e localização oposta ao edifício existente de escritórios da Universidade.
O piso térreo e o primeiro pavimento são reservados ao saguão de entrada, o refeitório e as salas de aula. Nos pavimentos-tipo localizam-se escritórios, salas de conferências e apartamentos de estudantes. O auditório está incrustado no centro do bloco, criando espaço para um grande terraço acima, que está ligado ao pátio através de degraus. A rica vegetação do pátio cria um oásis na estrutura compacta urbana que faz do "Pôle Universitaire des Quais" uma parte significativa da vida urbana universitária.