Descrição enviada pela equipe de projeto. Sugar Hill é um novo empreendimento de uso misto no histórico bairro de Manhattan Sugar Hill em Harlem. Este complexo contará com moradias de valor acessível, programas de educação primária e uma nova instituição cultural. Iniciado pela empresa de construção residencial sem fins lucrativos, Broadway Housing Communities (BHC) e projetado com um orçamento pequeno, o conceito opõe-se a tipologia tradicional. Excepcionalmente, o projeto incorpora um programa público, com um museu e um centro educativo para crianças que refletem o compromisso do Adjaye Associates com uma preocupação urbana e cultural mais ampla. O complexo de 13 pavimentos e 124 apartamentos se localizará na rua 155 W. com St. Nicholas Avenue. O projeto foi elaborado em estreita colaboração do cliente e da comunidade local, através de uma série de oficinas e reuniões de planejamento para assegurar que o desenho esteja conectado a sua história, necessidades práticas e estéticas. O cliente requeria um desenho moderno, complementário ao seu entorno neogótico de casas geminadas.
A resposta é um edifício com textura, que coroa uma base de 25 metros e que recua no 9°pavimento para criar um terraço de três metros e meio em balanço nos dois lados. O revestimento é feito de painéis pré-fabricados com detalhes em grafite que criam um efeito ornamental, rendendo homenagem a rica cultura e história de Harlem. Também estão abstratamente referenciados o adorno de alvenaria e a articulação das casas vizinhas, o revestimento também reflete o fato de que o local está inserido no distrito do "patrimônio rose". As rosas na fachada do edifício se estabelecem em diferentes tamanhos e profundidades para melhorar o jogo de luzes em toda a superfície. O material pré-fabricado de concreto tingido foi aperfeiçoado através de uma série de estudos, amostras e provas, estando desenhado para brilhar com a luz solar, permitindo que a construção brilhe durante todo o dia. A cor grafite também serve como contraste na fachada envidraçada luminosa que começa no hall de entrada e se envolve ao redor de todo o edifício criando um farol que brilha intensamente na porta de entrada do distrito de Sugar Hill.
As aberturas acentuam a qualidade do padrão ao mesmo tempo em que proporciona uma abundância de luz natural e vistas dos apartamentos que emolduram o Central Park e o One World Trade Center, os rios Hudson e Harlem e o novo Estádio dos Yankees. Os terraços colocam-se no segundo, terceiro e nono pavimento além da cobertura. A base do edifício é um Museu de Arte para crianças e um espaço para contar histórias. A área de 1800 m² foi desenhada com espaços de exposição interativa além de um estúdio-residência de artistas. O segundo pavimento abrigará um centro de educação infantil de 1200 m2. O nono pavimento receberá os escritórios de BHC. As residências, o centro de educação e o museu serão acessados desde a praça pública na avenida St. Nicholas.