-
Arquitetos: Bedodostudio
- Área: 140 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Enrique Soza Valenzuela
Descrição enviada pela equipe de projeto. San Esteban é um pequeno distrito localizado nos pés da Cordilheira dos Andes. A residência é implantada num terreno acidentado que possui vista direta para a cordilheira.
O conceito principal da casa é a de uma cobertura sob a qual é desenvolvido o programa da residência. Todos os recintos são diretamente relacionados com a paisagem através de uma fachada de vidro.
A cobertura surge no nível do terreno natural, é projetada contra o declive, gerando espaços de maior altura quando se encontra com a fachada de vidro perimetral da casa. Para não perder a relação com a horizontalidade, os volumes de apoio e muros são mantidos numa mesma altura e a cobertura é apoiada através de pilares metálicos que possuem distintas alturas seguindo a inclinação da cobertura.
Aparente e sem maquiagem, poderíamos dizer que são os conceitos da materialidade utilizada, que é empregada da maneira mais pura possível.
Desta maneira, a casa toca levemente a topografia e sua cobertura cumpre o papel de completar a superfície nivelada pela implantação da residência, de tal forma que a casa interrompe o mínimo da paisagem e seu entorno.