-
Arquitetos: Tato Architects
- Área: 87 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma reconfiguração de uma casa de madeira japonesa tradicional para uma família de duas pessoas. Sua estrutura de madeira foi exposta depois da remoção de elementos desnecessários. Apenas inserindo paredes curvas, suas funções espaciais foram criadas.
O projeto apresentou uma oportunidade de testar esta divisão do espaço com paredes curvas, não relacionadas à estrutura existente. A casa existente possuía muitos ambientes em design japonês puro, não parecia adequado para um jovem casal. Elementos internos desnecessários foram removidos, e as paredes curvas foram posicionadas no novo piso de cimento queimado, que foi embutido aquecimento de piso sob este. O quarto de hóspedes, banheiro e quarto principal estão envoltos pela parede curva. O espaço restante é dedicado à cozinha, dispensa, e espaços de jantar e estar. Uma parte do espaço superior da parede curva, é utilizado como um loft.
Construir as paredes com painéis de compensado de madeira com 20 mm foi a solução para o orçamento limitado. No entanto, uma vez que a construção foi iniciada, a falta de precisão destes painéis não ajudou na execução do espaço projetado. Isso fez com que os arquitetos trocassem o método construtivo para painéis de compensado como um sanduíche de varetas de madeira com 22 mm quadrados.
Esquadrias como as portas e janelas da casa existente foram reutilizados. O espaço interno do banheiro foi acabado com fibra de policarbonato reforçada, onde foi posicionado um teto duplo em camadas de policarbonato. A parede exterior foi revestida com tábuas de cedro queimadas, e algumas janelas foram substituídas por esquadrias em madeira. O simples gesto criou um novo espaço, enquanto a história da casa permaneceu.