- Ano: 2014
-
Fotografias:Tomás Cytrynowicz
-
Fabricantes: Dalle Piagge
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa geminada de 1952, composta por dois quartos, um banheiro, sala, hall e cozinha, uma edícula com quarto, um banheiro e uma lavanderia. Esta era a composição da casinha da Aclimação que iríamos começar a reformar.
Pouca luz natural entrava nela devido a sua implantação.
A escada original ficava bem no meio da casa, entre sala e cozinha no piso inferior, e entre os dois quartos, junto com o banheiro, no piso superior.
Resolvemos ampliar as aberturas e os ambientes integrando-os ao máximo, para isso era necessário tirar a escada do centro da casa.
Desenhamos uma escada nova, metálica, mais leve, que acompanha o sentido longitudinal da sala. Desta maneira conseguimos abrir todo o andar inferior, da entrada até a edícula.
A cozinha ganhou portas de vidro para o quintal no fundo. Uma entrada de luz bem generosa que acabou iluminando bem o andar inferior.
No andar superior abrimos uma claraboia no hall da escada. Esta claraboia fez com que entrasse muita luz natural durante todo o dia no andar superior e na escada.
Os dois quartos continuaram na sua configuração original, mas o quarto maior ganhou um banheiro integrado, com banheira e box abertos no ambiente .
A edícula abriga a sala de tv e escritório, assim como um lavabo, que optamos por deixar nos fundos a interromper a amplitude da sala e cozinha com um volume.
A lavanderia foi feita com um mix de elementos vazados que a separa do quintal dos fundos. Na frente, uma escada caracol, também metálica e leve, que leva para uma suíte de hospedes em cima do escritório.
Todas as portas de entrada da casa foram feitas de aço bruto, assim como o portão, que foi feito em chapa perfurada, permitindo que entre mais luz pela fachada da frente, que é leste.