O escritório Herzog & de Meuron divulgou planos para a nova Galeria de Are de Vancouver. Buscando se tornar um "novo e vibrante destino cultural" no último lote vago do centro da cidade, o novo equipamento de 70 metros de altura receberá a expansão da coleção da Galeria, que conta com obras de artistas contemporâneos locais e internacionais.
Projetado como uma estrutura de madeira empilhada, cuja massa é elevada sobre a rua, o edifício é composto por sete pavimentos públicos que oferecem uma série de galerias de diferentes escalas.
"A ideia urbanística se baseia no contraste entre o baixo gabarito que acompanha o limite da rua e o edifício mais alto e escultórico no meio de um jardim e praça aberta e acessível", comentou Jacques Herzog.
Além dos 7800 metros quadrados de espaços expositivos, o edifício incluirá um novo centro de educação, um auditório de 350 lugares, um centro de pesquisas, uma biblioteca e arquivos sobre os artistas.
"A Galeria combina elementos baixos e altos para criar uma escala humana que ativa o nível da rua, e, ao mesmo tempo, assume uma verticalidade ousada e uma forma escultural que afirma a presença da Galeria na paisagem da cidade", dizia o comunicado oficial de imprensa.
"Ao elevar a massa da estrutura acima do nível da rua, o projeto permite que a luz e o ar adentrem um pátio aberto sob o edifício. O projeto inclui uma estrutura de um pavimento no térreo que emoldura este pátio e abriga um espaço de exposições, um café, uma loja, um centro de pesquisas, uma biblioteca e os arquivos sobre os artistas."
"O objetivo dos arquitetos é usar madeira no edifício. O material é sustentável e evoca a história arquitetônica da região. British Columbia está na vanguarda da construção de grandes edifícios de madeira, fazendo deste um local ideal para construir com este material."
Arquitetos
Localização
Vancouver, BC, CanadáÁrea
28.800 m²Fotografias
Herzog & de Meuron