- Área: 143 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Logo ao lado da rodovia principal que une a cidade de Da Nang e o casco antigo de Hoi An, está localizado o Resort Naman, um complexo hoteleiro à 16km do aeroporto principal da região.
Naman está desenhado como um complexo turístico tropical, moderno e tranquilo. Em uma área de 3,4 ha, o desafio era harmonizar 80 bungalows, 20 vilas e outras 6 vilas VIP. O conceito do complexo é proporcionar tratamento físico e mental para as longas estancias dos hóspedes através do contato com o meio ambiente natural e as atividades saudáveis, como spa, yôga, esportes de praia e assim sucessivamente. Para criar um ambiente perfeito que permitisse aos hóspedes uma purificação e relaxamento máximo do corpo e mente, o Resort foi desenhado através da mistura harmoniosa entre vegetação, pedra natural e bambu.
O Bar na Praia
O bar está localizado em frente a piscina de borda infinita e ao lado da praia. Este espaço semi-aberto foi desenhado para que os hóspedes pudessem desfrutar de bebidas envolta da piscina com vista direta para a praia. Este espaço de cobertura duas águas possui uma estrutura muito simples que não perturba a visão desde o restaurante e ao mesmo tempo atrai os convidados para tomarem um drink após o jantar.
O bar foi projetado em bambu e pedra. A parte de pedra acomoda as instalações de armazenamento e serviços para as necessidades funcionais do espaço. As paredes de pedra também funcionam como um suporte para a cobertura de bambu criada por oito peças. Cada uma dessas estruturas consiste em bambus dobrados e retos que estão conectados por encaixes feitos do próprio bambu e cordas. Estes elementos estão posicionados perpendicularmente a praia, permitindo que o vento passe por todo o bar, proporcionando uma agradável brisa do mar.
O bambu utilizado para a estrutura foi tratado in loco e de forma natural. O processo consiste na flexão do bambu por fogo, logo após submergido na água sendo, por fim, fumigado. Este procedimento, para melhorar a qualidade do bambu, levou 4 meses. Depois deste processo, as estruturas foram pré-fabricadas, aumentando a precisão de cada tramo e diminuindo o tempo de construção. Este método demostrou ser muito eficiente e o controle de qualidade durante a construção muito mais fácil. O material da cobertura é palha natural, criando uma imagem muito natural junto à paisagem verde que rodeia o edifício e intensifica a ambiência de relaxamento do complexo.